Chegou ao conhecimento da União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN, que os trabalhadores da Visteon não têm acesso a água potável, à excepção da casa de banho, o que quanto a nós, é injustificável, pois existem áreas da fábrica que devem ter água disponível para todos os trabalhadores além de ser inviável o abastecimento.
Chegar-se ao cúmulo de os trabalhadores trazerem água de casa que para além de ter de enfrentar uma viagem de autocarro irá ser utilizada em locais onde as temperaturas são elevadas, também é de todo inviável.
O que se exige é que a Visteon disponibilize locais de abastecimento de água em condições e em todas as áreas para que todos tenham acesso fácil ou em caso contrário que passe a distribuir água a todos os trabalhadores pois com os picos de calor que têm existido e com elevadas temperaturas que algumas áreas da fábrica têm é natural que o consumo de água aumente.
Desligar os bebedouros e não encontrar forma de os trabalhadores terem acesso à água, que é um bem fundamental à saúde e à vida é algo irracional e não nos parece ser solução para um local de trabalho onde a inovação é uma constante.
U.S.Setúbal
07.07.2020