Defender, reforçar o SNS Público, Gratuito e Universal

Concentração 23 de Junho 15h – ACES Almada/Seixal (Amora)

A União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN, os sindicatos da Função Pública, dos Enfermeiros Portugueses e as Comissões de Utentes da Saúde dos Concelhos do Seixal e de Almada, realizou no dia 23 de Junho uma acção com o lema “Defender, reforçar o Serviço Nacional de Saúde público, universal e gratuito”, pelas 15h. junto à sede do ACES Almada/Seixal, centro de saúde de Amora (Rua Dona Branca Saraiva de Carvalho, 9C Amora).

A presente acção teve como objectivo:

– A valorização dos salários e das carreiras dos trabalhadores do S.N.S., ficando provado com a resposta dada por estes em altura de pandemia, que prestam um serviço fundamental à população;

– A reivindicação de mais meios físicos e humanos para o ACES Almada-Seixal, por via da contratação de mais pessoal para todas as profissões e a construção dos centros de saúde em falta;

– Reforçar os cuidados de saúde primários é investir na prevenção, evitando a corrida muitas vezes injustificada às urgências do hospital, o que passa por mais horários de atendimento por via da contratação de mais profissionais e pela construção dos Centros de Saúde em falta;

– O respeito pelo horário de trabalho das 35 h. semanais 7 h. diárias;

– Reforçar a necessidade da construção do Hospital do Seixal para dar resposta efectiva aos cuidados de saúde hospitalares, fortalecendo a articulação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares nos concelhos abrangidos.

21.06.2022