A Plataforma Cívica vai levar a cabo, no próximo dia 31 de Julho, um Passeio Fluvial até à zona da pista 01/19 da Base Aérea do Montijo.
A iniciativa é destinada aos órgãos de comunicação social (Televisões, rádios e jornais) e iremos, também, convidar os presidentes das Câmaras de Lisboa, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete e Benavente.
Decidimos dar à iniciativa o título: ” Uma Imagem Vale Mais que 1000 Palavras”.
A intenção é demonstrar aos convidados, in loco, que na BA6 não existe nenhum aeroporto. Muito menos o que lá existe é passível de uma “reciclagem”, conforme palavras, simplistas e fora de contexto, do Dr. José Luis Arnaut.
Muito menos será uma construção do “Lego”, por muito infantil que a expressão possa ser entendida.
O que desejamos, devidamente apoiado por depoimentos de quem conhece o local e as diferentes implicações, é que os jornalistas vejam com os seus próprios olhos e que imaginem os impactos que iriam resultar da construção, ali, de um aeroporto complementar.
A iniciativa irá contar com a colaboração, no domínio informativo e da sua divulgação entre os associados, da Marinha do Tejo.
No essencial o Passeio terá a seguinte forma:
15:30 saída do cais de recreio do Seixal no Bote/Fragata Baía do Seixal;
16:30 (+-) fundeamento da embarcação na zona fronteiriça da cabeceira 01 da pista;
16:30 até às 17:30 prestação dos depoimentos e perguntas e respostas dos/aos jornalistas e demais convidados;
17:30 (+-) regresso ao Seixal;
Ao passeio ir-se-ão juntar diversas embarcações privadas de associados da Marinha do Tejo e as de outros proprietários que entenderem partilhar connosco as preocupações que são consabidas. Na altura iremos assinalar, visual e sonoramente, o término da iniciativa.