Milhares de trabalhadores na rua pelo aumento dos salários e das pensões

Sob o lema “Aumentos dos salários e pensões emergência nacional! Contra o aumento do custo de vida e o ataque aos direitos”, milhares de trabalhadores estiveram, esta tarde, nas ruas de Lisboa e do Porto, mostrando o seu descontentamento e a luta organizada, vinda dos locais de trabalho, unidos e com a confiança de que é possível, urgente e necessário o aumento geral dos salários e das pensões como elementos determinantes para avançar na valorização do trabalho e dos trabalhadores e na construção de um novo modelo de desenvolvimento do país.

Exigindo respostas imediatas ao agravamento da situação dos trabalhadores e reformados por via do brutal aumento do custo vida:

· O aumento dos salários de todos os trabalhadores em 90€;

· Aumentos extraordinários dos salários que foram actualizados, mas cuja revisão já foi absorvida pela inflação;

· O aumento extraordinário do Salário Mínimo Nacional, fixando-o nos 800€;

· O aumento extraordinário de todas as pensões e reformas que reponha o poder de compra e assegure a sua valorização;

· O aumento das prestações de apoio social;

· A revogação das normas gravosas da legislação laboral;

· A fixação de limites máximos nos preços dos bens e serviços essenciais;

· A aplicação de um imposto que incida sobre os lucros colossais das grandes empresas.

Nesta grande manifestação nacional, os trabalhadores rejeitaram a ofensiva aos direitos e assumiram o compromisso de reforçar a unidade e continuar a intensificar a luta pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, pela resposta aos problemas do povo e do país, levando a cabo todas as formas de luta necessárias para alcançar os seus objectivos.

15.10.2022