Greve dos pilotos de barra e portos com adesão a 100% no Distrito

Os pilotos de barra e portos cumprem hoje o seu primeiro dia de greve com uma adesão de 100% nos portos de Setúbal e Sines bem como na esmagadora maioria dos portos do país.

As razões que levam os trabalhadores à greve, é unicamente o cumprimento do acordo assinado entre o sindicato representativo dos trabalhadores e as administrações dos portos, que permite a possibilidade dos pilotos se reformarem aos 60 anos, acordo que para além das administrações dos portos o querem cumprir, também as administrações regionais da Madeira e dos Açores estão de acordo com o cumprimento do acordo, comprometendo-se a intervir junto do Governo Central para que seja cumprido o acordo, situação que levou à suspensão da greve.

Neste momento temos as administrações dos Portos de acordo em cumprir com o que subscreveram, as administrações regionais Madeira e Açores também de acordo somente o Governo central que também subscreveu o acordo por via das Administrações por si nomeadas está contra o cumprimento do acordo, sendo a única entidade envolvida que não se pronunciou de forma positiva.

A União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN, saúda os pilotos de barra e portos numa luta que irá continuar amanhã dia 30 de Novembro caso o Governo, entretanto não altere a sua posição.

29.11.2022