Estudo de Impacto Ambiental revela que o Aeroporto na BA6 penaliza as populações de Setúbal

• A Agência Portuguesa do Ambiente colocou hoje em discussão pública um estudo sobre o impacto ambiental desta opção elaborado pela ANA/VINCI, e que exigirá uma leitura atenta. Pela avaliação já efectuada consideramos que ele comporta elementos negativos confirmando os alertas que fizemos ao longo dos tempos, como seja:
  1. As populações da península irão ser afetadas na sua qualidade de vida, na sua saúde, no seu bem-estar e na segurança, nomeadamente os residentes nos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo, Seixal e Alcochete.
  2. A avifauna da reserva natural do estuário do rio Tejo que é a maior zona húmida do país e uma das mais importantes da Europa, um santuário para peixes, moluscos, crustáceos, e sobretudo para aves que nele se detém quando de sua migração entre o Norte da Europa e a África sofreram danos insanáveis.
  3. Consideramos que no mínimo é estranho que se torne publico só agora este estudo, e muito mais que se avance para discussão pública de um assunto com esta importância no pico do período de férias dos portugueses.
  4. Para nós o que o país precisa, não é de se contentar com o remendo que a ANA/VINCI lhe quer impor, e o actual e anteriores governos aceitam, mas sim da construção por fazes de um novo Aeroporto Internacional de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete.
  5. A titulo de exemplo sobre o grau de submissão dos actuais e anteriores decisores políticos (P.S., P.S.D./C.D.S.) aos interesses desta multinacional, importa dizer que não é verdade, como se afirma no estudo da ANA/VINCI que a Construção no Campo de Tiro de Alcochete, demorasse 10 anos a ser implementada, ou que devido a isso e aos seus custos, as taxas aeroportuárias tivessem que ser muito elevadas, coisa que é desmentida pelos sucessivos e enormes aumento das taxas verificados desde a privatização da ANA sem que se tenha verificado tais obras. Ou seja usam-se argumentos falaciosos para justificar a opção que dá mais lucro a esta multinacional.

Em Conclusão para nós numa altura que tanto se fala em medidas que protejam o ambiente, o clima e a qualidade de vida dos portugueses, aquilo que esta decisão revela, e o que a norteia, não é nem o ambiente,nem a qualidade de vidas dos portugueses, nem o interesse do país, mas sim a garantia dos lucros e satisfação dos interesses da multinacional VINCI.

Por fim lembramos e chamamos a atenção dos trabalhadores e das populações, que as eleições legislativas do próximo mês de Outubro devem reflectir no voto, penalizando quem quer prejudicar os trabalhadores e as populações, dando altos benefícios ao grande capital

Sem mais de momento, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos.

Pela Comissão Executiva da União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN no