Aeroporto no Montijo BA6 viola normas do ruído

Para que ninguém tenha dúvidas divulgamos os níveis de ruído recomendados pela Organização Mundial da Saúde!

Tabela com os níveis máximos de ruído recomendados pela Organização Mundial da Saúde para ambientes de convivência humana.

Locais Nível de ruído Limite – dB(A)
Interferência na comunicação – torna difícil a conversa entre duas pessoas, ou dificulta falar no telefone, ou ouvir rádio ou televisão. 50
Risco de perda auditiva – a pessoa exposta pode contrair perda de audição induzida por ruído para exposições de 8 horas diárias. 75
Perturbação do sono – a pessoa não relaxa totalmente durante o sono, não atingindo os estágios mais profundos do sono e reduzindo o tempo. 30
Estresse leve com excitação do sistema nervoso e produção de desconforto acústico. 55
Perda da concentração e do rendimento em tarefas que exijam capacidade de cálculo. 60
Escolas – no interior das salas de aulas. 30
Hospitais – em quartos e apartamentos. 35
Dados obtidos de Bergund e Lindvall (1995) e Bergund, Lindval, Schwela (1999)

No cone de aproximação à pista do Montijo estão, entre outras, as escolas: EB 2 3 D João I, Agrupamento Vertical de Escolas Mouzinho da Silveira, Secundária da Baixa da Banheira, Escola Básica 2 Álvaro Velho, Secundária Augusto Cabrita, Escola EB 2 Padre Abílio Mendes e os jardins de infância Xi Coração, Gritos e Birras, Ventos Traquinas, Amigos do Cantinho e muitos outros difíceis de incluir aqui.

É o bem-estar, e a saúde destas crianças que vai estar em causa.

NÃO PRECISAMOS DE MAIS BARULHO!

Nós que somos professores, e outros funcionários que diariamente fazemos com que as escolas funcionem e que desejamos o melhor para os nossos alunos, filhos e netos.

Sabemos que os nossos alunos filhos e netos frequentam escolas, algumas das quais que pela sua antiguidade e características construtivas não primam pelo conforto e, até às vezes, pela tranquilidade.

A intenção de trazer um Aeroporto Civil, com dezenas de movimentos por hora, não é o que precisamos, ao nível do conforto e bem-estar dos nossos filhos e netos nas escolas como contributo para um melhor rendimento escolar

A vida e a aprendizagem dos nossos filhos e netos valem muitíssimo mais do que qualquer suposto benefício para o Turismo se é que isso é vislumbrável.

A OMS-Organização Mundial de Saúde, nas suas recomendações, aconselha que no interior das salas de aulas o nível de ruído não ultrapasse os 30 dB(A)- decibéis acústicos. Já quanto aos hospitais esse limite sobe até aos 35 dB(A).

Todos os estudos realizados até hoje, quer por agências especializadas quer por Universidades, consideram que o aumento, desnecessário e frequente do ruído, interferem dramaticamente na atenção e concentração das crianças e jovens quando as escolas são sujeitas a esses “eventos”.

É por essas, mas não apenas por essas razões que fazemos um apelo à comunidade educativa, aos professores, aos pais e avós que ergam a sua indignação contra a possibilidade de a Base Aérea do Montijo venha a ser usada como “aeroporto” complementar de Lisboa. Há soluções melhores, inclusive mais económicas, e mais amigas do ambiente e dos seres humanos.

Pelos nossos alunos filhos e netos e por um Ambiente mais saudável, juntem a vossa à nossa voz participem na consulta pública que está em curso. Digam não a esta intenção da multinacional VINCI detentora da concessão da ANA