27 de Março • Dia Mundial do Teatro

A União saúda o dia Mundial do teatro numa altura difícil para os artistas, e deixa um grande bem haja a todas as companhias de Teatro do distrito de Setúbal saudando  a companhia de Teatro Municipal Joaquim Benite pela iniciativa que terá hoje inicio deixando uma palavra de esperança nesta nossa luta de todos os dias por melhores condições de vida e de trabalho.

Comunicado da companhia de Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB)

Neste momento de excepção, em que nos encontramos privados daquilo que é mais importante para quem faz teatro — podermos estar juntos —, procuraremos manter, na medida que nos for possível, os laços com o nosso público. Perante a perplexidade causada por um acontecimento de escala mundial, que ninguém previu, e cujas consequências estão ainda longe de poder ser completamente apuradas, resta-nos cumprir o dever cívico de ficar em casa sempre que possível, mas sem cedermos ao isolamento. Se agora não podemos cruzar-nos com os nossos espectadores no foyer, no bar, no restaurante, nas salas do TMJB, havemos de encontrar-nos com eles no site da Companhia (www.ctalmada.pt), que a partir de 27 de Março passará a ter uma programação regular com a transmissão de gravações de algumas das peças da Companhia de Teatro de Almada.

Na próxima sexta-feira, 27 de Março, será disponibilizada on-line a mensagem do Dia Mundial do Teatro, difundida pelo Instituto Internacional do Teatro, e que este ano é da autoria do dramaturgo e encenador paquistanês Shahid Nadeem. A partir das 21h00 será exibida em streaming a peça para jovens “O mandarim”, de Eça de Queiroz, com encenação de Teresa Gafeira, que era o espectáculo que programáramos para celebrar este dia.

“O mandarim” ficará disponível on-line durante uma semana, e a partir de Sexta-feira, 3 de Abril, passaremos a exibir “Os directores”, de Daniel Besse, com encenação de Joaquim Benite. Com uma nova peça todas as semanas, convidamos os espectadores a receberem a nossa Companhia em suas casas, na esperança de que possamos reencontrar-nos no Teatro o mais brevemente possível.