Subsídio de Natal »» Arsenal do Alfeite em situação financeira crítica

Foi com grande apreensão que os trabalhadores da Arsenal do Alfeite, SA (AA, SA) e os seus órgãos  representativos tomaram esta semana conhecimento do grau de gravidade da situação financeira deste Estaleiro. Uma situação «crítica», nas próprias palavras do Conselho de Administração da AA, SA que, em comunicação aos trabalhadores datada de anteontem, sob o título «Subsídio de Natal», deu conta da  inexistência de verba para o pagamento deste subsídio juntamente com a retribuição de Novembro, o que veio  a confirmar-se hoje (20Nov.) quando os trabalhadores receberam nas suas contas as transferências bancárias relativas apenas ao montante da retribuição mensal base. É a primeira vez que tal sucede na longa  história do Arsenal do Alfeite/AA, SA.

A expectativa, anunciada pelo Conselho de Administração na mesma comunicação, de obter liquidez para o  pagamento do subsídio de Natal até à data limite legal de 15 de Dezembro, não descansa, de modo algum, os  trabalhadores, que legitimamente vêm a actual situação como uma séria ameaça, não só ao presente subsídio  de Natal como ao pagamento atempado das próximas retribuições mensais. O pagamento do subsídio de Natal  até à data limite legal também não eliminará eventuais prejuízos pessoais de trabalhadores que, legitimamente,  esperavam este subsídio na data habitual.

A situação financeira actual da AA, SA é o espelho de políticas erradas seguidas no passado, de anos e anos  de indecisões e hesitações, de falta de investimento e de não admissão de pessoal, como tem sido amplamente  denunciado pelos órgãos representativos dos trabalhadores. É também uma situação que contrasta fortemente  com as intenções anunciadas pelo Governo para o futuro deste Estaleiro no curto-prazo, designadamente no  que toca a investimento e modernização.

É no interesse de todos (trabalhadores, Marinha e País) que a AA, SA tenha condições para honrar os seus  compromissos, pois só desse modo poderá ser trilhado o caminho para o futuro deste Estaleiro, com a  continuação – e o desenvolvimento – do importantíssimo papel que desempenha.

Os órgãos representativos dos trabalhadores da AA, SA, Comissão de Trabalhadores e STEFFAs,  enviaram, hoje, de manhã, dia 20 de Novembro, um ofício conjunto dirigido ao Ministro da Defesa Nacional, no qual é solicitada a intervenção urgente da Tutela para que, em articulação com a Administração da AA, SA,  seja encontrada uma solução célere e duradoura para o financiamento desta entidade no curto e médio  prazo, por forma a eliminar situações como a actual, reduzir a ansiedade reinante entre os  trabalhadores e permitir um caminho sereno e confiante para o futuro do Estaleiro e para a sua  propalada modernização.

20.11.2020