Trabalhadores do Grupo Inditex (Zara) em greve – 31 de Março

Os trabalhadores da Zara do Centro comercial Almada Fórum vão concentrar-se em piquete de greve às 10 horas na porta de cima (paragem dos autocarros) a exigir o aumento significativo do salário, tendo em conta os lucros milionários da empresa e o pagamento do subsídio de 20% do salário devido a todos os trabalhadores, por estar aberta a loja nos 7 dias da semana, bem como, pelo pagamento de 7,5 euros de subsídio de alimentação a todos os trabalhadores.

Durante o ano de 2021 a ITX teve um lucro de 3.243 milhões de euros. Um aumento de 193% face ao ano anterior.

Em Portugal, este mês, a ITX procedeu a aumentos salariais a alguns trabalhadores, sempre inferior à subida do Salário Mínimo Nacional, numa clara desvalorização dos salários e das carreiras profissionais de todos os trabalhadores da ITX.

Os trabalhadores exigem uma mais justa distribuição da riqueza criada, num ano em que as vendas e os lucros dispararam e a inflação está a subir vertiginosamente.

Acresce ainda as sucessivas pressões para que os trabalhadores aceitem baixar cargas horárias e consequentemente salários. Ao mesmo tempo que persistem discriminações no pagamento do subsídio de refeição e do subsídio pela prestação de trabalho / abertura de loja, aos domingos.