No Centro de Saúde da Pçª. do Brasil “Se não se morrer da doença, morre-se da cura”

Chegou ao conhecimento da União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP- IN que no Centro de Saúde da Praça do Brasil situado na Rua de Damão nº1, os profissionais que lá trabalham, foram instruídos pela direcção do ACES – Arrábida, a não ligarem o aquecimento, tudo devido ao facto de existir risco de incêndio nas instalações.

O mais caricato é que a funcionar nas condições em que está, também pode existir risco de incêndio, apesar da sobrecarga da instalação elétrica ser menor.

É nosso entendimento que a grande preocupação que o ministério da saúde por via do ACES – Arrábida deve de ter, é de arranjar instalações provisórias para atender condignamente os doentes, e não fazer com que utentes e profissionais do Centro de Saúde passem frio, pois na grande maioria dos casos os utentes têm de se despir para serem examinados e os profissionais trabalham sem conforto térmico caso para dizer “se não se morre da doença, morre-se da cura”.

Mais informamos que a presente situação já vem desde a semana passada e apesar de terem tentado entrar em contacto com a direcção do ACES – Arrábida não existiu resposta alguma.

A União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN, considera lamentável toda esta situação e apela a quem de direito, ministério da saúde e direcção do ACES – Arrábida que se resolva de imediato a situação de utentes, profissionais e também moradores do prédio, para situações urgentes medidas urgentes são necessárias e não passividade.

01.02.2023