Urgência pediátrica do Hospital Garcia Orta, em risco de encerrar a 13 de Abril

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses teve conhecimento que no dia 13 e, eventualmente noutros dias do mês de abril, as crianças do concelho de Almada e Seixal estão em risco de ficar sem recurso à urgência pediátrica do HGO,EPE, hospital de referência para a especialidade de neurocirurgia para toda a zona sul do país.

O motivo desta alarmante possibilidade, deve-se à falta de médicos na instituição, desconhecendo-se que haja um plano de encaminhamento alternativo das cerca de 130 crianças que recorrem diariamente a estes serviços.

Os enfermeiros desta instituição têm manifestado preocupação com esta questão tanto como profissionais, como na qualidade de utentes, uma vez que, na sua larga maioria residem nos concelhos abrangidos.

É inadmissível que o Conselho de Administração e a tutela não encontrem uma solução definitiva para este problema, que consubstancia um desinvestimento numa instituição de referência na margem sul do Tejo, com prejuízos elevados para as populações/utentes abrangidas.

Considerando esta informação extremamente preocupante.

O SEP já deu conhecimento da presente informação as autarquias e comissão de utentes dos concelhos abrangidos.

US Setúbal
05.04.2019