União dos Sindicatos de Setúbal

Plenário do STAL – Pelo direito a horários dignos

O Executivo da Câmara Municipal de Almada tenta implementar horários na varredura, brigada de apoio e recolha urbana que contrariam os princípios mais básicos da sua elaboração:

A conciliação da vida profissional com a social e familiar, a preservação da saúde e segurança no
trabalho e obviamente a prestação do serviço público.
Estes horários contrastam com a falta de meios para a prestação do serviço.
A resposta é o reforço dos meios técnicos e humanos e não a desregulação de horários com a tentativa de aplicação da adaptabilidade horária com toda a desestruturação da vida social e familiar dos trabalhadores.

No passado dia 20 e 21, o STAL realizou plenários para discussão dos horários com os trabalhadores dos sectores implicados e a resposta é clara – rejeição!

Foi aprovada uma resolução, já entregue, aprovada por unanimidade, que exige a manutenção dos actuais horários, mais respeitadores da vida dos trabalhadores e de menor exposição ao calor assim como o reforço dos meios técnicos e humanos para o serviço público de limpeza e recolha.

Com a espectativa de que o Executivo reflectirá e voltará atrás, os trabalhadores determinaram que, caso lhes sejam impostos os horários, farão plenário dia 27 de Maio e Greve no dia 13 e 14 de Junho.

Ficou determinado que o Executivo terá até ao fim do dia 24 de Maio, sexta-feira, para demonstrar, por escrito, a não aplicação destes horários, caso não o faça, são encetadas as formas de luta já unanimemente decididas em plenário.

“Em defesa do serviço público, por horários dignos, não aceitamos voltar para trás”

Ver RESOLUÇÃO