Milhares de Milhões de Euros de lucro acumulados pelas grandes empresas – Têm de servir para salvaguardar emprego e direitos

As grandes empresas dos mais variados sectores no distrito de Setúbal, obtiveram nos últimos anos, vários milhares de milhões de € de lucro, no entanto quando se trata de cumprir com planos de contingência no âmbito da segurança e saúde no trabalho eis que penalizam fortemente os trabalhadores.

Queremos com isto dizer que ao invés de planificarem, planos de contingência de modo a garantira as condições sanitárias, para que os seus trabalhadores possam retirar o seu rendimento (salário) por completo, eis que à boleia das medidas que visam dar resposta á crise, iniciaram logo processos de despedimento de trabalhadores com vínculo precário, mas que ocupavam funções de caracter permanente.

Para a União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN as soluções passavam pela redução de horários de trabalho sem perda de retribuição, desfasamento na entrada de trabalhadores, várias horas para frequentar o refeitório, entre outras medidas, e não por penalizar os trabalhadores com despedimentos e ou layoff.

Despedimentos de trabalhadores com vínculo precário, na Indústria

Autoeuropa, Autoneum, Benteller, CMN, Continental Lemmerzz, DSV, Gonvarri, Isporec, Lauak, Ovo Solutions, Palmetal, Rangel, Rari, SAS, SMP, Tenneco, Tradisa, Vanpro, Estaleiro da Mitrena (“Prestadores de Serviço”), Petrogal – Sines (“Prestadores de Serviço”), VW Group Service, Delphi- Seixal, Visteon, Carl Zeiss.

Contabilizados à data 1689 trabalhadores.

Despedimentos de trabalhadores com vínculo precário, na Hotelaria e Turismo

Uniself, Gertal, Itau, cerca de 300 trabalhadores pequena Restauração estima-se mais de 200 trabalhadores. Contabilizando mais de 500 trabalhadores

Empresas com processos de Layoff onde o trabalhador perde 33% do seu rendimento, a empresa paga unicamente 30% de 66%, sendo ainda isenta de descontos para a segurança social:

Aciona, Autoneum, Automóveis Citroen, Auto-Sueco, AM Gonçalves, Antoneli, Caetano Auto, Caetano Formula, Caetano Motors, Caetano Retail, Bridgestone, DSV, Grupo Multiauto, ID Logisters, Inapal Plásticos, Isporec, Palmetal, Seat Arrábida, SMP, Rangel, Visteon, Delphi-Seixal, Simoldes, Uniself, Gertal, Itau, Eurest, ICA, Hotel Mar, Ibis e Novohotel.

Contabilizando mais de 5000 Trabalhadores em regime de Layoff

Para a União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN, existem outras soluções para além dos despedimentos e dos layoffs, que passam pela garantia do emprego e da Segurança e Saúde nos locais de Trabalho, para além de se estar a pedir um esforço imenso à Segurança Social, sendo de todo exigível que as verbas para ajudar a economia venham do Orçamento de Estado e não da Segurança Social.

06.04.2020