União dos Sindicatos de Setúbal

Utentes da margem Sul protestam dia 16 de Setembro por melhores transportes públicos

A União Sindicatos de Setúbal participa no protesto organizado pela Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul que ocorrerá no dia 16 de Setembro, em Almada, exigindo o reforço dos transportes públicos.

Os utentes não descortinam a tomada de medidas de reforço dos transportes públicos necessárias para respeitar as recomendações da Direção Geral de Saúde.

Esta Comissão representa os utentes da Fertagus, Metro Sul do Tejo, Transtejo e Transportes Sul do Tejo (transportadora rodoviária) e tem realizado diversas ações pelo aumento da frequência dos transportes públicos de modo a evitar a sobrelotação das composições e autocarros. Esta exigência ganha especial relevo face ao «tradicional» aumento de utentes após as férias escolares.

O cumprimento das recomendações da DGS é um fator determinante para a recuperação da confiança no sistema de transportes públicos, que vinha a crescer exponencialmente em número de utentes desde abril de 2019, com a criação do Passe Intermodal para toda a Área Metropolitana de Lisboa.

Esta concentração de protesto visa exigir o aumento da oferta e denunciar a falta de ações concretas para impedir o contágio de Covid-19 nos transportes públicos. Pois os anúncios de novos barcos para a travessia fluvial do Tejo repetem-se sem a efetiva aquisição dos barcos; o concurso para as concessões da Carris Metropolitana avança, mas não dá garantias para a resposta imediata às deficiências do serviço de transporte rodoviário; a Fertagus circula para lá dos dois terços de capacidade em hora de ponta (nos comboios que circulam entre Setúbal e Roma-Areeiro) e o Metro Sul do Tejo continua a circular com bastante ruído e queixas dos moradores.

Muitos destes problemas não são novos, porém foram agravados pelo surto epidémico de Covid-19, levando os utentes da margem Sul a exigir à Área Metropolitana de Lisboa e ao Governo a tomada urgente de medidas.

Esta ação de protesto realiza-se quarta-feira, 16 de setembro, às 18 horas, no Largo 5 de Outubro (jardim da Cova da Piedade) em Almada.