Enfermeiros do C.H. Barreiro Montijo protestam melhores condições de trabalho e denunciam injustiças

Dia 22 de Fevereiro, às 11.30, os  Enfermeiros do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), protestam frente ao Hospital do Barreiro, devido à ausência de medidas que vão ao encontro das suas reivindicações.

O CHBM tem diversas questões que entravam os direitos dos enfermeiros, em concreto:

– A possibilidade de despedimento dos enfermeiros com contratos a termo, ainda sem garantia de passarem a contratos estáveis.

– Os constrangimentos para assegurar  a assistência  a filhos menores gerados pelo encerramento das escolas e pelo facto do Governo não ter aceitado a proposta do SEP para minimizar o impacto desta medida.

– O “apagão” a vários anos de trabalho na instituição que não estão a ser considerados para efeitos de progressão e que “apagam” entre 6 a 16 anos de trabalho!

– Os critérios redutores utilizados pelo C.A para  aplicação das compensações previstas para os trabalhadores do SNS que estão na prestação de cuidados a doentes e suspeitos de COVID, que chega ao ponto de considerar compensações a alguns colegas que estão na mesma equipa e no mesmo turno e a outros não, como é exemplo a área pediátrica.

Os enfermeiros desta instituição consideram inadmissível que numa altura em que estão há vários meses a trabalhar sem férias e sem feriados, com excesso de horas de trabalho e mobilidade entre serviços, estejam sujeitos a estas injustiças.

19.02.2021