Greve na Izidoro pela defesa do feriado de Carnaval e por aumentos salariais dignos

Realizou-se no dia 1 de Março uma greve de todos os trabalhadores da Empresa IZIDORO, Grupo MONTALVA, nas instalações do Montijo, por:

• Defesa do gozo do feriado de Terça-feira de Carnaval;

• Pela negociação do CCT para a Indústria de Carnes, caducado desde 2016;

• Por aumentos salariais dignos;

• Pela abertura ao diálogo com a empresa;

• Pela defesa dos direitos dos trabalhadores;

• Contra a instauração indiscriminada de processos disciplinares, com objetivo de despedimento;

• Pela liberdade sindical;

• Pela negociação do Caderno Reivindicativo para 2022.

A associação patronal APIC fez caducar o CCT da Indústria de Carnes em 2016 e desde essa data tem recusado de forma insistente negociar com os sindicatos. Em Janeiro de 2018 foi pedido ao Ministério do Trabalho o Requerimento para início de processo de arbitragem necessária e até ao momento (4 anos depois), ainda não foi proferida a decisão que deveria ter sido emitida em 60 dias. A APIC não aceita reuniões e até a administração da empresa recusar receber a comissão sindical para dialogar. O grupo MONTALVA insiste na retirada de direitos importantes dos trabalhadores como a Terça-feira de Carnaval; continua a praticar o mesmo subsídio de alimentação desde 2009; não aceitou discutir o Caderno Reivindicativo para 2022; pratica uma política de baixos salários; ameaça constantemente os trabalhadores com a retirada do prémio de assiduidade/produtividade e por diversas vezes foram instaurados processos disciplinares com o objetivo de despedimento sem qualquer compensação.

A concentração de protesto foi nas instalações do Montijo, sita em Ava Olivença, e contou com a presença da Secretária Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.

01.03.2022