Greve dos carteiros nos Centros de Distribuição Postal Setúbal Monte Belo e Barreiro

Os carteiros dos Centro de distribuição postal de Setúbal Monte Belo, estão a realizar uma greve parcial às duas primeiras horas de trabalho de 4 de Maio 2023 a 10 de Maio de 2023, em causa estão as condições de trabalho e a falta de pessoal, pois os giros 110, 120 e 130 são incomportáveis de realizar dentro do horário de trabalho e a nova organização de trabalho não contempla a reorganização dos referidos giros.

Também os carteiros do Centro de distribuição postal do Barreiro 2830, irão para a greve nas duas primeiras horas de trabalho de 8 de Maio 2023 a 12 Maio 2023 mostram exaustão e cansaço devido à falta de pessoal neste centro, pois já à mais de um ano que consecutivamente realizam dobras, a acrescer pelo facto do trabalho ter vindo a aumentar nestes giros desde Maio de 2021 onde o correio expresso era de 350 objetos e passou para mais de 500, acontecendo o mesmo com o correio registado. Quando da implementação desta organização de trabalho, existiam neste local dois agenciamentos a efetuar a distribuição expresso, coisa que neste momento é efetuado pelas viaturas dos CTT e os trabalhadores dos giros, sem as mínimas condições.

Como exemplo desta sobrecarga, acontece que foi identificado pelo menos um giro que passa dias sem ser distribuído o correio normal.

A União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN, está solidária com a luta destes carteiros, e realça o facto da empresa CTT ter de ser renacionalizada para que situações do serviço público postal não sejam postas em causa, pela falta de recursos humanos ou exaustão dos atuais trabalhadores, pois para a empresa ser rentável e fiável, as medidas de gestão que observem as condições de trabalho dos trabalhadores dos CTT têm de ser tomadas e não a intensificação da exploração