Grupo Inditex não cumpre o Contrato Colectivo de Trabalho para os trabalhadores do comércio a retalho do Distrito de Setúbal

Terça-feira, dia 19 de Fevereiro, a partir das 10h o CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal vai estar no Fórum Montijo a contactar com os trabalhadores e a denunciar estas práticas do Grupo Inditex (Zara, Pull & Bear, Stradivarius, Bershka, Oysho, Kiddys, Zara Home, Massimo Dutti, Lefties).

Mais, as diferentes insígnias do grupo mantêm uma discriminação entre trabalhadores relativamente ao valor pago a título de subsídio de refeição. Os trabalhadores exercem as mesmas funções e têm subsídios de refeição bem diferentes. A uns a empresa paga 7.50€ / dia e a outros 2€ / dia.

Nas lojas que abrem todos os dias da semana, a empresa, mais uma vez, discrimina os seus trabalhadores, pagando apenas aos encarregados os 20% do seu salário previstos no Contrato Colectivo de Trabalho, pese embora a regra se aplique a todos os trabalhadores daquele local de trabalho.

Mas os atropelos à convenção colectiva não se ficam por aqui, é prática comum na empresa o não pagamento do subsídio de turno aos trabalhadores que trabalham por turnos. Mais uma vez, a empresa apenas paga aos encarregados de loja este subsídio, pese embora saber que os trabalhadores estão a trabalhar em regime de turnos, uma vez que processa o pagamento das horas nocturnas de todos os dias em que os trabalhadores estão a trabalhar em período nocturno.

Por último, os horários de trabalho comunicados são constantemente alterados, sem o consentimento e por vezes conhecimento dos trabalhadores em causa.

Os trabalhadores em regime de part-time são constantemente sujeitos a trocas quer de horário, quer de folgas, tornando-se praticamente impossível conciliar a vida profissional com a vida pessoal, nomeadamente com faculdade, escola ou até mesmo outro emprego.

O CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Escritórios e Serviços de Portugal exige a correcção de todas estas situações e o fim das discriminações.