Contas certas de Mário Centeno erram na equação da Educação

As contas certas do Ministro das Finanças, Mário Centeno, que levaram à não contratação de trabalhadores (auxiliares e assistentes operacionais) para a Educação, está a pôr em causa o funcionamento de vários agrupamentos de escolas no distrito, põe em causa a escola pública e trata de forma desigual os estudantes do distrito de Setúbal.

As escolas que estão com falta de trabalhadores são:

– Agrupamento de Escolas da Caparica (Costa e Monte da Caparica)
– Escola Secundária Francisco Simões (Laranjeiro)
– Agrupamento de Escolas Terras de Larus (Cruz de Pau)
– Escola Secundária João de Barros (Corroios)
– Escola Básica 2,3 (Monte da Caparica)
– Escola Secundária Manuel Cargaleiro (Fogueteiro)
– Escola Básica 2,3 Luisa Todi (Setúbal)
– Escola Secundária D. Manuel Martins (Setúbal)
– Agrupamento Daniel Sampaio, nomeadamente básica Integrada Vale Rosal
– Escola Secundária Pinhal Novo (Pinhal Novo)

A falta de trabalhadores está a provocar o encerramento e o mau  funcionamento de bibliotecas, centro de recursos, papelarias, aulas de educação fisíca e 2 pavilhões a serem vigiados pelo mesmo vigilante, está em causa o funcionamento das escolas a segurança dos estudantes e também o seu acesso a condições de educação mínimas, pois não se compreende como podem fechar bibliotecas na escola ou outras áreas, todas elas essenciais ao estudo.

A falta de trabalhadores e o facto dos que estão no serviço estarem a efectuar o serviço de dois trabalhadores, poderá levar à ruptura total nas escolas devido a problemas relacionados com a exaustão e o cansaço.

Trabalhadores do Agrupamento de Escolas da Caparica em Greve

Neste sentido os trabalhadores do agrupamento de Escolas da Caparica irão efectuar no próximo dia 29 de Outubro uma Greve das 7h. às 10h. com concentração na Escola Básica 2,3 da Costa da Caparica.

União dos Sindicatos de Setúbal / CGTP-IN