Saúde começa a ficar pela hora da Morte

As recentes notícias que denunciaram o encerramento da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, vêm confirmar o que a União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN tem vindo a afirmar desde há pelo menos uma década ou seja a necessidade de investimento e o reforço efectivo do Serviço Nacional de Saúde.

Desde o início de 2019 que as urgências dos Centros Hospitalares do Barreiro e de Setúbal, têm de encerrado, ainda que esporadicamente, devido ao facto de não existirem meios humanos para que a assistência seja adequada às necessidades das populações.

A política levada a cabo ao longo dos anos por P.S.,P.S.D., CDS e pelo actual Governo e a sua política de desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde, levaram a que a situação nos Hospitais do distrito se tornasse insustentável, decorrente dos sucessivos cortes no serviço de Saúde Público, em detrimento do aumento do investimento nas PPP e subvenções com prestadores privados, pondo em causa o funcionamento do Serviço Nacional de Saúde e estrangulando a sua capacidade de resposta por ausência de recursos.

A estratégia de desinvestimento no SNS passa também por desvalorizar os seus profissionais, estagnando as suas carreiras e desvalorizando o seu percurso, formação e experiência adquirida, estimulando por fim a sua saída para prestadores privados.

É urgente que se inverta este caminho de desinvestimento na saúde dos portugueses, garantido a universalidade cuidados de saúde, conforme o que está constitucionalmente consagrado, por meio do investimento no SNS.

No Distrito é imprescindível que adequem as respostas de saúde às necessidades há muito identificadas, desde logo com reforço dos cuidados de saúde primários e com contratação de mais profissionais nos Hospitais EPE, não esquecendo a construção do Hospital do Seixal, há demasiado tempo adiada.

A União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN, continuará a pugnar pela defesa do S.N.S. e pela exigência da satisfação das reivindicações dos trabalhadores e populações do distrito.

A Luta Continua!
A Saúde e o acesso à saúde são um direito.

União de Sindicatos de Setúbal
08.11.2019