Administração do Centro Hospitalar Barreiro Montijo recusa ouvir trabalhadores e utentes

As organizações dos trabalhadores e a comissão de utentes da saúde, têm insistido para reunir com o conselho de Administração do C.H. Barreiro Montijo, no sentido de esclarecer as consequências e encargos decorrentes das obras que estão a ser efectuadas no parque de estacionamento.

O Conselho de Administração do CHBM, não deu qualquer garantia de que os trabalhadores e os utentes não irão ter encargos acrescidos com esta alteração, pelo contrário, prevê-se que os trabalhadores e utentes venham a pagar, o que entendemos ser um ramo de negócio que a presente administração está a querer efectuar.

São vários os motivos que nos levam a protestar contra esta medida, em primeiro lugar lembramos que não existe opção de estacionamento nas áreas circundantes. Por outro lado serão os utentes com mais necessidade de cuidados/tratamento (ou seja mais doentes) os que serão afectadas de forma mais onerosa, parecendo-nos inadmissível esta circunstância num Hospital Público.

A estes factos acresce o incumprimento do dever da instituição assegurar condições de trabalho e segurança aos seus trabalhadores, desde logo o livre acesso ao local de trabalho.

Por outro lado, importa esclarecer questões relacionadas com o terreno do onde decorrem as obras do estacionamento, cujo acesso deve ser garantido aos profissionais e utentes sem restrições.

Por fim, consideramos que esta medida consubstancia, para utentes e trabalhadores, uma dupla se não tripla forma de financiar o Serviço Público e Saúde, que defendemos deve ser Universal e Gratuito, constituindo-se como um direito Universal.

Uma vez que a administração do hospital não acedeu a reunir com os representantes dos Trabalhadores do Hospital nem com os utentes do Barreiro, convocamos conferência de imprensa para o próximo dia 13 de Novembro pelas 11h junto às consultas externas H. do Barreiro.