Administração da GEFCO convive mal com os direitos dos trabalhadores

É uma vergonha, num tempo em que já vai longe a ditadura, ainda existir quem considere que as leis portuguesas não lhes são aplicadas!

É um objectivo claro da administração da GEFCO travar a organização destes trabalhadores, mas isso não nos demove, muito pelo contrário leva-nos a ter de tomar outro tipo de iniciativas para denunciar publicamente a má postura da administração desta empresa, como a concentração de dirigentes e activistas sindicais que se irá realizar no próximo dia 15 de Abril de 2021, pelas 15:00h, junto á portaria da empresa, sita no Parque Industrial da Autoeuropa em Palmela.

A administração da GEFCO tem de forma ilegal condicionado o contacto dos trabalhadores com o sindicato, para que estes não se informem dos seus direitos legais e assim puderem continuar a aumentar os seus lucros através da não aplicação de direitos e da exploração destes!

São muitos os problemas existentes:

• Uso abusivo de contratos de trabalho precário:  cerca de 80% dos trabalhadores estão com contratos de trabalho temporário ou a termo certo para funções que são uma necessidade permanente da empresa
  • Discriminação entre trabalhadores no que toca ao pagamento do subsídio de alimentação, atribuindo valores diferentes consoante o contrato celebrado
  • Não atribuição de descanso compensatório, previsto na lei, para o trabalho extraordinário prestado ao domingo.

A falta de respeito pelos direitos sindicais e laborais dos trabalhadores já motivou a apresentação de queixa junto da ACT.