Moção de Solidariedade

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira, saúda a luta dos estivadores do Porto de Setúbal contra a desregulamentação das relações laborais, pelo direito à estabilidade e segurança no emprego, direitos estes, consagrados na Constituição da República Portuguesa.

É inadmissível que o Governo, ao invés de obrigar a empresa a passar ao quadro de efectivos a generalidade dos estivadores que todos os dias são, contratados para logo a seguir serem despedidos, opte por enviar forças de segurança para dar cobertura à ilegalidade e à prepotência patronal, tal como fez em outras empresas, como foi o exemplo na Somincor, Minas de Neves Corvo.

Mais uma vez, o Governo tem dois pesos e duas medidas: de costas voltadas para os
trabalhadores e de submissão e subserviência os interesses das grandes multinacionais.
É estranho que os que invocam eventuais prejuízos desta luta para a economia, não tenham feito uma referência sobre o impacto da recente paragem da produção de automóveis durante uma semana na Autoeuropa.

Acresce que o prolongamento desta luta só ocorre por responsabilidade do Governo, que se exigisse da empresa o cumprimento das obrigações que tem com os estivadores, o conflito teria sido ultrapassado.

Neste quadro, exige-se que o Governo faça aquilo que não fez até agora, ou seja a adopção de medidas imediatas que obriguem a empresa a colocar os estivadores no quadro de efectivos, e iniciar a negociação para uma convenção colectiva que regule as condições de trabalho e valorize os trabalhadores.

Nesta altura difícil para os Trabalhadores e suas famílias, deixar uma palavra de conforto a todos os TrabalhadoresEstivadores do Porto de Setúbal, por parte do Sindicato Mineiro, e transmitir que acreditamos que vale sempre a pena lutar, assim se veja o que conseguimos com as Grandes Lutas que travamos, há um ano atrás por esta altura, em que vimos, embora apenas parte, das nossas reivindicações alcançadas.

Desta forma Companheiros de Luta, dizer que existe sempre luz ao fundo do túnel!

Sindicato dos Trabalhadores da Industria Mineira
27.11.2018