Fruto da luta, cerca de 100 trabalhadores da Lauak foram retirados do processo de despedimento colectivo

Vale sempre a pena lutar
Por emprego, por salários, direitos, pela liberdade sindical

Valer sempre a pena lutar, por emprego assim é no caso da Lauak, empresa pretendia despedir cerca de 300 trabalhadores, fruto da luta e reivindicação dos trabalhadores cerca de 100 trabalhadores foram retirados do processo de despedimento colectivo.

Vale sempre a pena lutar pela liberdade sindical assim foi na Carl Zeiss em Setúbal a empresa queria proibir um plenário de trabalhadores, mas a reunião realizou-se no parque de estacionamento, contra a vontade da empresa, salvaguardadas que foram pelo sindicato todas as distâncias e tramites sanitárias, de referir ainda que 10 trabalhadores foram reintegrados depois de terem sido despedidos (falta ainda reintegrar os outros 50 trabalhadores)

Vale sempre a pena luta contra o lay-off assim foi na Euroresinas onde a ameaça de lay-off foi posta de parte perante o pré-aviso de greve.

Vale sempre a pena lutar pelo cumprimento dos acordos assim foi na SMP onde devido ao pré-aviso de greve, o acordo foi cumprido o lay-off terminou e os direitos dos trabalhadores foram salvaguardados, a saber:

-Pagamento do prémio anual, no valor mínimo de 390 euros por trabalhador;
– todos os dias de lay-off que a empresa aplicou vão ser convertidos em DD (down days), ou seja, a empresa vai repor o restante para completar o salário por inteiro, conforme se define no «Acordo na Empresa»; por proposta da Comissão Sindical, o acerto vai ser pago em Agosto;
– deixou de existir o ilegal «banco de horas individual» e quem realizou trabalho suplementar, durante o lay-off, vai receber em dinheiro todas as horas, mais o descanso compensatório, conforme o «Acordo na Empresa»;
– todos os trabalhadores da SMP vão receber mais três DD adicionais, para quando for necessário aplicar.

Vale sempre a pena lutar pelo pagamento do salário a tempo e horas assim foi na empresa municipal de Almada a Wemob/Ecalma depois do plenário marcado dia 2 de julho para a porta da empresa, lá existiu dinheiro para o salário e subsídio que devia ter sido pago a 25 de Junho.

Vale sempre a pena lutar pela higiene e segurança no trabalho assim foi na Visteon onde depois dos trabalhadores se verem forçados a trazer água de casa, perante a denúncia e a “oferta” de um dispensador de água efectuada pelos sindicatos da CGTP-IN, a empresa passou a disponibilizar três garrafas de água de meio litro, estando a criar condições para volta a ligar os dispensadores de água e o abastecimento de água não ser efectuado nas casas de banho.

20.07.2020