Trabalhadores da Autarquia de Almada irão almoçar junto ao Paços do Concelho Almada

No próximo dia 28 de Julho, entre as 12h00 e as 14h00, os trabalhadores da Autarquia de Almada irão almoçar
junto aos Paços do Concelho em Almada

As razões do presente protesto têm a ver com o facto da Câmara Municipal de Almada, terem passado a gestão dos serviços de refeitório da Autarquia para a Casa do pessoal, acontece que, para ser mantido o actual preço da refeição os trabalhadores têm de ser “obrigados” a se tornarem associados da casa do pessoal da C.M.A./SMAS, para o presente caso é bom lembrar que existe o direito constitucional à livre associação e para que o mesmo seja garantido, em nosso entendimento, o preço da refeição têm de se manter, como está, caso contrário existe negócio com a refeição dos trabalhadores (discriminando quem é sócio da casa do pessoal paga menos, quem não é paga mais) o que no mínimo é imoral e muito pouco ético.

Mas para além do protesto sobre o refeitório também irão ser servidos dois menus reivindicativos na presente acção:
Menu Governo (O país não está bem quando os trabalhadores estão mal):

• 100€ para todos;
  • Controlo dos preços de bens e serviços essenciais;
  • Taxar os lucros extraordinários;
  • Revogar o SIADAP;
  • Reposição das Carreiras Profissionais;

Menu Municipal (Não há serviços públicos sem a valorização de quem o possibilita):

• Opção Gestionária (diminuição média do tempo para progressão de 4 anos);
  • Fim da Transferência de Competências para as Juntas de Freguesia nomeadamente nos espaços verdes e na limpeza urbana;
  • Maior abrangência do Suplemento de Penosidade e Insalubridade e pago pelo nível alto, com destaque para os espaços verdes e para uma trabalhadora que limpa o WC na Casa da Cerca;
  • Reposição da Creche e Jardim de Infância para os filhos dos trabalhadores e a reposição de valências no Serviço de Saúde Ocupacional;
  • Pela valorização do Serviço Público de Águas com gestão pública e municipal e a interrupção do seu processo de desvalorização;
  • Pela manutenção dos preços praticados nos refeitórios municipais assim como a gratuitidade da sopa, pela gestão municipal direta dos refeitórios.

Fonte: U.S.Setúbal