Novo Aeroporto de Lisboa

O Novo Aeroporto de Lisboa, Luís de Camões, é uma vitória da persistência dos portugueses e de todos os que têm batido pela sua construção.
A decisão, ontem anunciada pelo governo, de aceitar as conclusões do Relatório Final da Comissão Técnica Independente confirma e vem ao encontro do essencial que a Plataforma Cívica sempre defendeu desde 2018, data da sua constituição: Portugal e Lisboa precisam mesmo de um novo, moderno e duradouro Aeroporto Internacional.
O anúncio feito, que compromete a solução de substituição integral do Aeroporto Humberto Delgado pelo novo Aeroporto Luís de Camões constitui, também, uma esperança para centenas de milhares de cidadãos da região de Lisboa que, a esta data, são credores de um melhor bem-estar que lhes foi retirado ao longo de décadas.
Para estes nossos concidadãos trata-se, igualmente, de uma significativa vitória com profundos efeitos futuros no domínio da sua saúde, segurança e bem-estar.
Do que se trata, agora e nos tempos mais próximos, é de dar execução prática à decisão política por forma a não permitir eternizar o AHD e dar início aos trabalhos que envolvem a construção do Novo Aeroporto Luís de Camões.
Ainda que tardia (passaram 16 anos sobre a decisão de construir o NAL-Resolução do Conselho de Ministros 85/2008) a decisão ainda vem a horas.
Parece, também, ficado claro que o financiamento do Aeroporto Luís de Camões será assegurado pelos meios financeiros libertados no âmbito da Concessão e não pelo erário público de forma ainda que indirecta. Caem assim por terra as narrativas sobre os elevados custos para os contribuintes, narrativas que alguns ainda pretendem manter.
Igualmente importante é o anúncio da construção da Terceira Travessia do Tejo, Barreiro-Chelas, que a Plataforma Cívica sempre defendeu. Mais, fica claro que essa infraestrutura, determinante para a coesão territorial e a mobilidade na Região de Lisboa, não está dependente nem condiciona, como nunca condicionou, a construção do novo aeroporto.
A Plataforma Cívica saúda todas e todos os portugueses que se empenharam, desde a primeira hora, na defesa de um Novo Aeroporto ao invés de uma pretensa solução de remendo como seria o uso da BA6 para fins civis como sempre defendeu a multinacional VINCI.
Satisfeitos, mas vigilantes, não deixaremos de continuar a lutar pela concretização das decisões agora anunciadas.
Resistir compensa. É o que nos ocorre afirmar.
Portugal e os portugueses encontram, nestes anúncios e na sua luta, uma renovada esperança de que Portugal poderá ter um futuro onde a soberania não seja mera retórica.

15 de maio de 2024