Repressão na Câmara Municipal de Almada

As trabalhadoras da Rede Municipal da Bibliotecas da Câmara Municipal de Almada têm vindo a sofrer um processo de repressão por via da sua chefia directa e do poder por certo que é dado pelo executivo municipal, as situações de repressão são configuradas do seguinte modo:

Mudanças constantes das equipes de trabalho a troca de trabalhadores de uma equipe para a outra ou de um estabelecimento para o outro são uma forma de castigar os trabalhadores e prejudica o serviço prestado;
Ordens de serviço a não serem dadas à equipe de trabalho mas sim individualmente a trabalhadores, gerando logo posições de conflito entre trabalhadores;
Metas e objectivos do serviço traçados de forma a não serem atingidos e uma ordem considerada hoje urgente, amanhã já foi esquecida;
Instruções de trabalho confusas e dadas de forma oral, tendo em vista criar confusão no serviço;
Recurso constante à agressão verbal dando reprimendas de forma isolada e no gabinetes;
Chantagem constante com a marcação de férias, chegando ao cúmulo de querer que os trabalhadores alterem viagens marcadas, argumentando com a conveniência do serviço;
Escalas semanais feitas de forma a isolar trabalhadores e não se saber horários, dias de férias a serem contabilizados ao sábado (dia de folga), utilização de bancos de horas para não ser pago trabalho extraordinário, e o tempo acumulado que deve ser gozado de acordo com o trabalhador é gozando quando a chefia entende.

As queixas relacionadas com a chefe de divisão da C.M.Almada, já vêm de trás e correspondem a praticas quando esta Sra. era directora de departamento na C.M. Lisboa.

Para a União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN nada nos move contra a chefe de divisão, no entanto situações de repressão não devem acontecer e a chefia em questão deve rever a sua postura,bem como o executivo da C.M. Almada, nomeadamente a Sra. presidente da Câmara que ao não ouvir a comissão sindical do STAL está a ser conivente com situações de repressão e com o papel do director municipal e da chefe de divisão.

U.S. Setúbal
24.07.2019